Blog

Notícias e Campanhas

Atendimento ao cliente numa Oficina Mecânica

Objetivo: Fidelização

1. Tenha uma estrutura confortável para o cliente e receba-o de uma forma simpática e cordial

Durante muito tempo era normal para o cliente a oficina mecânica ser um local sujo de óleo e desorganizado com peças espalhadas por todo o lado e sem um local destinado para o cliente ser atendido ou aguardar pela conclusão de um serviço. No entanto, nos dias de hoje o cliente da oficina está mais exigente e prefere uma oficina que lhe traga confiança no serviço prestado mas também que seja um local em que se sinta confortável.
Procure disponibilizar ao cliente um local confortável para se sentar enquanto aguarda ter à disposição água, café, revistas, televisão, rede de wifi gratuita e tomadas para o carregamento de telemóvel. Pequenas coisas que aumentam o conforto do cliente e fazem passar mais depressa o tempo de espera, e que, com certeza, vão destacar a sua oficina na preferência do cliente.

2. Dê ao seu cliente a opção de escolha.

Quando tiver que substituir peças da viatura do cliente apresente-lhe várias marcas com valores diferentes, que podem fazer diferença no orçamento do cliente. Escolha sempre marcas de confiança a nível da qualidade, no entanto, dê a opção ao cliente de escolher uma marca mais cara ao mais barata explicando vantagens e desvantagens de ambas. O cliente vai perceber que não está a tentar enganá-lo e colocar o mais caro que puder para poder ganhar mais com o serviço.
Outra estratégia ao nível das peças, é mostrar ao cliente as peças usadas que substituiu, o cliente vai sentir confiança no trabalho da sua oficina, que não está a pagar por nada que não tenha sido colocado novo na sua viatura.

3. Surpreenda o seu cliente.

Sabemos que o trabalho de uma oficina é resolver um problema na viatura do cliente e prevenir que futuros problemas existam. No entanto, isso é o básico que o cliente espera da sua oficina e do seu serviço. Por isso, se quer destacar-se da concorrência e ser uma referência para o seu cliente ofereça algo mais como a entrega da viatura lavada e aspirada, um ambientador para o interior do carro ou um outro brinde direcionado ao seu cliente. Zele pelos interesses do seu cliente e informe-o antecipadamente da data da inspeção obrigatória do veículo, etc.. Pequenos gestos que vão marcar a diferença quando ele precisar novamente de levar a viatura à oficina ou até referenciar a sua oficina a familiares e amigos.

O atendimento ao cliente vai muito além do serviço mecânico prestado, destaque-se dando atenção a pequenos pormenores para o seu cliente com o objetivo na sua fidelização.

Back to top